Blog

25/02/2021

Vacina X Higienização e Cuidados. Quando poderemos baixar a guarda?

A pandemia da Covid-19 mudou totalmente nosso mundo, instaurando uma crise sanitária jamais vista na história. Abalou também a economia em vários países e alterou a vida em sociedade, que agora experimenta novas formas de trabalho, estudo e lazer.

Mas… como assim uma crise sanitária?

Se olharmos para antes da pandemia, vamos lembrar que o uso de máscaras e lavar as mãos corretamente já eram medidas que há décadas faziam parte dos protocolos das indústrias químicas e alimentícias e dos centros de saúde. Sempre existiram esses procedimentos de assepsia para minimizar a contaminação por microrganismos, como bactérias, fungos e vírus, entre as pessoas que trabalham apenas nesses setores.
Porém, com a chegada do novo Coronavírus esse cenário mudou. A sociedade, de modo geral, passou a entender mais sobre os microrganismos e como é possível combatê-los no dia a dia. As empresas já começaram a criar rotinas para cuidar melhor da saúde de seus colaboradores, adotando algumas barreiras sanitárias e incluindo em seu sistema de limpeza e higienização produtos que ampliem essa proteção.

Provavelmente, 2021 ainda será um ano de pandemia da Covid-19. Afinal, mesmo com o início da Campanha Nacional de Vacinação, ainda levará um certo tempo para que possamos ter maior controle sob a transmissão e contágio da Covid-19.

Por isso, não podemos baixar a guarda, precisamos continuar tomando todos os cuidados de proteção e higienização pessoal e dos ambientes que nos acolhem.

Devemos pensar que usar máscaras, lavar as mãos e utilizar produtos com ação antiviral seguirão em frente mesmo com o início da distribuição da vacina, que muito provavelmente deverá ser incorporada ao calendário anual de vacinação do nosso país, pelo simples motivo de que o Coronavírus veio para ficar, assim como a H1N1, e devemos aprender a conviver pacificamente com ele, utilizando nossa maior arma que é a proteção.

Uncategorized

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *