Blog

31/08/2017

Etapas da Higienização de Clínicas

Estabelecimentos de saúde devem dar o exemplo quando se trata de limpeza e higienização. Por isso é importante que a higienização de clínicas seja levada extremamente a sério.

A equipe deve ter conhecimento das noções básicas de saúde e regras, sempre lembrando da regra fundamental “Lave sempre as mãos, a saúde começa por este ato”.

O que realmente interessa sobre higienização de clínicas

Estrutura Física – O Ambiente

  • O projeto arquitetônico das clínicas médicas precisa ter o aval da Vigilância Sanitária.
  • É obrigatório ter lavatório na área de atendimento dos pacientes, disponibilizando sabonete líquido e toalha descartável. A secretária e os funcionários responsáveis pela limpeza devem estar atentos para verificar a necessidade de recomposição do material.
  • Atenção especial com a iluminação, que deve ser adequada. O mesmo vale para a ventilação.
  • O imóvel precisa destinar um local específico para esterilização e guarda dos materiais que passarem pelo processo.
  • Recomenda-se que as paredes sejam lisas, revestidas em material resistente e fácil de lavar.
  • Aconselha-se a utilização de piso liso, lavável, impermeável e resistente. Deve cobrir as áreas de atendimento dos pacientes, central de esterilização, copa, cozinha e instalação sanitária.
  • Quanto às instalações sanitárias, devem cumprir sua finalidade exclusiva, dispondo de vaso sanitário, lavatório, toalhas de papel, sabão líquido e lixeira com tampa e pedal. A secretária e os funcionários responsáveis pela limpeza devem estar atentos para verificar a necessidade de recomposição do material.

Corredores Clínica

> Veja dicas de como limpar adequadamente a lavanderia

Todo consultório médico deverá estar provido de:

  • Sabão líquido, de preferência germicida, com mecanismo dispensador que impeça o refluxo da solução.
  • Papel toalha, sendo proibida a utilização de toalhas de pano (salvo se autoclavado, envelopado e esterilizado).
  • Pote com tampa, com algodão cortado e seco, para limpeza de equipamentos.
  • Dispensador com álcool a 70%, para limpeza das mão e equipamentos.

Regras e Procedimentos básicos para higienização de clínicas

  • Nunca efetuar varredura a seco para não provocar a presença de partículas em suspensão.
  • Começar a limpeza da área menos contaminada para a mais contaminada.
  • Limpar em sentido único de cima para baixo (do teto para o chão). Nunca em vaivém.
  • Os balcões e equipos podem ser desinfetados com álcool 70 sob fricção e hipoclorito de sódio a 1%.
  • Os armários devem ser de superfície lisa, impermeável e de preferência de cor clara para facilitar a desinfecção e a visualizações de sujidades
  • Todo o material usado (baldes, panos, vassouras, carrinhos, etc.) deve ser limpo e desinfetado( solução de hipocloreto de sódio , exceto quando houver metal ).
  • A caixa d’água deve passar por um processo rigoroso de limpeza a cada seis meses.
  • Todas as áreas da clínica precisam estar em perfeitas condições de organização e limpeza.
  • A administração do estabelecimento precisa ser objetiva e rigorosa, deixando claro para seus funcionários as Rotinas e Fluxos do Procedimentos de Desinfecção das Superfícies e Processo de Esterilização de Materiais. Isto precisa ser documentado por escrito para não deixar dúvidas e ser o embasamento de todas as ações visando a limpeza do local.
  • Os Equipamentos de Proteção Individual – EPI’s devem ser disponibilizados para todos os funcionários, abrangendo avental, luva, máscara e óculos, dentre outros.
  • Atenção especial para com a rotina de verificação de prazos de validade de medicamentos e solução.
  • Com relação à esterilização de materiais é preciso observar cuidadosamente o local adequado para o reprocessamento. Da mesma forma, atentar para o a utilização de estufa ou autoclave, com monitoramento do processo e manutenção preventiva do equipamento.
  • As embalagens para o processo escolhido devem ser adequadas, verificando sempre a identificação do artigo, sua data, o prazo de validade e indicadores químicos.
  • Todos os desinfetantes e antissépticos a serem usados devem ter a chancela do Ministério da Saúde. Igualmente, os produtos e medicamentos utilizados precisam estar registrados no Ministério da Saúde.
  • Coleta do lixo dos consultórios médicos deverá ser realizada separada do lixo comum, conforme norma determinada da Legislação Municipal.

> 10 truques de limpeza que vão facilitar sua vida


Gostaria de uma consultoria de limpeza gratuita? Fale com a Hossokawa!

Fale Conosco

Higienização e limpeza, Produtividade ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *