Estabelecimentos de saúde devem dar o exemplo quando se trata de limpeza e higienização. Por isso é importante que a higienização de clínicas seja levada extremamente a sério.
A equipe deve ter conhecimento das noções básicas de saúde e regras, sempre lembrando da regra fundamental “Lave sempre as mãos, a saúde começa por este ato”.
O que realmente interessa sobre higienização de clínicas
Estrutura Física – O Ambiente
- O projeto arquitetônico das clínicas médicas precisa ter o aval da Vigilância Sanitária.
- É obrigatório ter lavatório na área de atendimento dos pacientes, disponibilizando sabonete líquido e toalha descartável. A secretária e os funcionários responsáveis pela limpeza devem estar atentos para verificar a necessidade de recomposição do material.
- Atenção especial com a iluminação, que deve ser adequada. O mesmo vale para a ventilação.
- O imóvel precisa destinar um local específico para esterilização e guarda dos materiais que passarem pelo processo.
- Recomenda-se que as paredes sejam lisas, revestidas em material resistente e fácil de lavar.
- Aconselha-se a utilização de piso liso, lavável, impermeável e resistente. Deve cobrir as áreas de atendimento dos pacientes, central de esterilização, copa, cozinha e instalação sanitária.
- Quanto às instalações sanitárias, devem cumprir sua finalidade exclusiva, dispondo de vaso sanitário, lavatório, toalhas de papel, sabão líquido e lixeira com tampa e pedal. A secretária e os funcionários responsáveis pela limpeza devem estar atentos para verificar a necessidade de recomposição do material.
> Veja dicas de como limpar adequadamente a lavanderia
Todo consultório médico deverá estar provido de:
- Sabão líquido, de preferência germicida, com mecanismo dispensador que impeça o refluxo da solução.
- Papel toalha, sendo proibida a utilização de toalhas de pano (salvo se autoclavado, envelopado e esterilizado).
- Pote com tampa, com algodão cortado e seco, para limpeza de equipamentos.
- Dispensador com álcool a 70%, para limpeza das mão e equipamentos.
Regras e Procedimentos básicos para higienização de clínicas
- Nunca efetuar varredura a seco para não provocar a presença de partículas em suspensão.
- Começar a limpeza da área menos contaminada para a mais contaminada.
- Limpar em sentido único de cima para baixo (do teto para o chão). Nunca em vaivém.
- Os balcões e equipos podem ser desinfetados com álcool 70 sob fricção e hipoclorito de sódio a 1%.
- Os armários devem ser de superfície lisa, impermeável e de preferência de cor clara para facilitar a desinfecção e a visualizações de sujidades
- Todo o material usado (baldes, panos, vassouras, carrinhos, etc.) deve ser limpo e desinfetado( solução de hipocloreto de sódio , exceto quando houver metal ).
- A caixa d’água deve passar por um processo rigoroso de limpeza a cada seis meses.
- Todas as áreas da clínica precisam estar em perfeitas condições de organização e limpeza.
- A administração do estabelecimento precisa ser objetiva e rigorosa, deixando claro para seus funcionários as Rotinas e Fluxos do Procedimentos de Desinfecção das Superfícies e Processo de Esterilização de Materiais. Isto precisa ser documentado por escrito para não deixar dúvidas e ser o embasamento de todas as ações visando a limpeza do local.
- Os Equipamentos de Proteção Individual – EPI’s devem ser disponibilizados para todos os funcionários, abrangendo avental, luva, máscara e óculos, dentre outros.
- Atenção especial para com a rotina de verificação de prazos de validade de medicamentos e solução.
- Com relação à esterilização de materiais é preciso observar cuidadosamente o local adequado para o reprocessamento. Da mesma forma, atentar para o a utilização de estufa ou autoclave, com monitoramento do processo e manutenção preventiva do equipamento.
- As embalagens para o processo escolhido devem ser adequadas, verificando sempre a identificação do artigo, sua data, o prazo de validade e indicadores químicos.
- Todos os desinfetantes e antissépticos a serem usados devem ter a chancela do Ministério da Saúde. Igualmente, os produtos e medicamentos utilizados precisam estar registrados no Ministério da Saúde.
- Coleta do lixo dos consultórios médicos deverá ser realizada separada do lixo comum, conforme norma determinada da Legislação Municipal.
> 10 truques de limpeza que vão facilitar sua vida
Gostaria de uma consultoria de limpeza gratuita? Fale com a Hossokawa!